Patinetes elétricos

Manutenção

Ajuste de folgas

Na medida do possível realize os ajustes necessários nos diversos parafuso existentes em seu patinete. ​

Com o andar do equipamento é comum que algumas folgas aparecem e o aperto dos parafusos, normalmente com uma chave Allen, podem evitar acidentes e ajuda na conservação do patinete.

Remendo dos pneus

Normalmente os patinetes são construídos com pneus com câmara, e em caso de furos o procedimento é o mesmo realizado para bicicletas, motos etc. Compre aqueles kit baratinhos nas lojas de bicicleta, que custam em torno de 15,00, encha o pneu para verificar o local do furo, passe a lixa no local, passe a cola do kit, insira o remendo, aperte por um tempo e pronto, está pronto, Aguarde em torno de 30 minutos para colocar tudo de volta no pneu. Via de regra você precisará de um adaptador para encher o pneu dianteiro, pois o espaço para entrada da bomba de ar fica prejudicada. Tenho observado que das lojas ainda não estão preparadas para um bom atendimento aos patineteiros, muito provavelmente por ser uma negócio ainda muito novo.

Troca dos pneus

Outra grande opção, e que evitará que você precise ficar remendando os pneus é trocá-los por pneus sólidos. Esse tipo de pneu é interessante pela questão de não ter mais o risco de furar, mas por outro lado passamos a ter um equipamento mais duro, pois o impacto absorvido pela câmara será todo ele passado para o piloto, exceto para os equipamentos com amortecimento.

Dentro as opções existe uma totalmente rígida, e que será o mais firme de todos, ou a versão com furos laterais, e que conseguirá fazer um mínimo amortecimento do impacto.

Carregamento da bateria

Ter pressa na hora de carregar a bateria de seu patinete poderá ser vital para seu equipamento. Não seja agoniado e queira buscar milagres no mercado, como carregadores rápidos, baterias extras, acelerar o processo de carga etc.

Antes de tudo, a bateria para ser carregada deverá estar fria, e desta forma você estará preocupado com sua segurança, de sua família, e obviamente com a vida útil do seu brinquedo.

Sendo, assim sugiro que após andar em seu patinete aguarde ao menos duas horas para que o sistema esfrie (bateria, motor etc) e somente depois inicie a carga, que terá a duração aproximada de 4 a 5 horas. Essa espera de 2 horas se aplica quanto você tiver usado ao menos 60% da bateria.

Pneu que não fura (selante / vacina)

Esses recursos são verdadeiros salvadores para quem não quer correr o risco de furar os pneus, e ao mesmo tempo não quer gastar com a compra de pneus sólidos.

Eles são uma espécie de gel que pode ser colocado dentro da câmara de ar para que em caso de furo o líquido ocupe o espaço furado e resolve seu problema sem necessidade de remendo posterior do pneu. Um tubo com 473 ml custa em torno de R$ 60,00 já com o frete na internet e para o patinete deve ser aplicado algo em torno de 50 a 70 ml por pneu.